A sexta edição da Copa Saudade de Taekwondo foi realizada no último domingo (16), no município de Saudade do Iguaçu. E pela sexta vez seguida, os atletas da casa ficaram com o título. “Conseguimos colocar 130 atletas da nossa cidade competindo no torneio e isso é muito gratificante”, disse o organizador Gilberto Morando, lembrando que os taekwondistas de Saudade do Iguaçu foram maioria. De qualquer modo, Morando destacou o recorde de participantes na competição. “Batemos o recorde de atletas inscritos. Foram 386 atletas de 17 cidades”, enalteceu.

A segunda posição na Copa Saudade de Taekwondo ficou com Pato Branco. O terceiro lugar foi de Marechal Cândido Rondon. Quedas do Iguaçu foi a quarta colocada e São João garantiu o quinto lugar. “Foi um evento show. Tivemos três quadras de competição, começamos às 9 da manhã até às 18 horas”, completou o professor, ao falar da programação do evento.

Ele também agradeceu a presença das autoridades municipais e regionais na solenidade de abertura. E fez questão de enaltecer a participação dos atletas que são referência no Taekwondo. “Tivemos a presença de atletas da Seleção Brasileira participando, medalhistas internacionais que abrilhantaram ainda mais o nosso evento”, disse.

A organização da Copa Saudade de Taekwondo foi de responsabilidade do Team Gilberto Morando Taekwondo. A realização foi da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD), com supervisão da Confederação Brasileira de Taekdwondo (CBTKD), e apoio da Secretaria de Esporte de Saudade do Iguaçu. “Foi um evento importante para o calendário estadual, porque valeu quatro pontos para o ranking do Paraná no Top 20. Por se tratar de uma competição regional, superou as nossas expectativas”, avaliou o presidente da FPTKD, Ricardo Zimmer. Ele também lembrou que a competição foi preparatória para os atletas que vão encarar novos desafios nos próximos dias. “Os atletas aproveitaram para se preparar para os Jogos Abertos do Paraná e para o Brasil Open, que vai ser uma seletiva aberta”, explicou.

 

Incentivo ao Taekwondo

A Copa Saudade de Taekwondo teve a presença de Marcelo Shultz, gerente da ENGIE, que, juntamente com a Sanepar, é patrocinadora do Projeto Taekwondo Para Todos 4, que vai atender cerca de 400 crianças e adolescentes dos municípios de Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, São João, Sulina, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

Ricardo Zimmer destacou que a FPTK tem a iniciativa de fomentar o Taekwondo no Paraná por meio de projetos como este desde 2015. “Vimos a necessidade de expandir esses projetos para municípios menores, mas que têm atletas de Taekwondo com grande potencial”, finalizou.