A Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD) realizou mais um curso regional de atualização de professores e auxiliares de Taekwondo. Desta vez, os profissionais contemplados foram os da região oeste do Estado. O curso foi realizado no último fim de semana, no sábado (07) e no domingo (08), no Centro Universitário Univel. A organização do evento foi de responsabilidade da equipe Juventus/AOP de Cascavel e teve o objetivo de formar e atualizar os professores e auxiliares para trabalhos em aulas de crianças, jovens e adultos. E também padronizar o trabalho técnico no Paraná, conscientizar e estimular a importância da ciência e planejamento no trabalho desenvolvido.

O presidente da FPTKD, Ricardo Zimmer, que foi um dos anfitriões do curso, fez um agradecimento especial aos profissionais que conduziram as atividades. “Agradecimentos à Univel, por ceder o espaço, e à todos palestrantes. O mestre Gustavo Brandão, que é coordenador do curso de Educação Física da Univel, a professora doutora Fabia Freire da Silva, ao mestre Gilberto Morando, ao mestre Gilberto Oliveira e ao mestre Claudiomar Vieira”, agradeceu o presidente.

Palestras

O mestre Ricardo Zimmer, presidente da FPTKD, também foi um dos palestrantes na manhã de sábado (07). Ele fez a primeira parte do curso teórico prático e abordou o Sistema Curricular para Exames de faixa no ano de 2020. E também falou das progressões pedagógicas de chutes, poomse e sebans.

Antes dele, o Mestre Gilberto Dias falou das técnicas práticas de aulas para crianças de 05 à 08 ano e 09 à 12 anos (técnicas lúdicas de aquecimento, coordenação, lateralidade, agilidade e desenvolvimento motor). E também abordou as etapas da aprendizagem motora.

Ainda no sábado, mas no período da tarde, o Mestre Gilberto Morando falou das técnicas práticas de alongamento e exercícios de prevenção e fortalecimento muscular; alongamento de membros superiores e inferiores; exercícios para melhorar a amplitude e qualidade dos movimentos; exercícios de força: explosão e agilidade; treino em raquete e aparador e iniciação a competição.

Na sequência, a professora Fabia Freire da Silva, docente da Univel, abordou o tema Primeiros Socorros aplicados à aula de Taekwondo – Entorces/ Luxações/Fraturas.

Ainda no sábado, Ricardo Zimmer conduziu a segunda parte do curso teórico e prático. Desta vez, ele falou do sistema curricular para avaliação de troca de faixa no ano de 2020 e do planejamento de um ciclo de troca de faixa (grupos).

No domingo (08), na sequência do curso, os trabalhos do curso foram conduzidos pelo mestre Claudiomar Vieira. Ele abordou a montagem de projetos e possíveis meios para angariar fundos para manutenção dos projetos.

Por fim, o professor Gustavo Brandão, coordenador do curso de Educação Física da Univel, falou da qualidade de atendimento e técnicas de fidelização e retenção de clientes aplicados à academias.